O É LOGO ALI de verão começou com uma experiência incrível que nunca vou esquecer: um mergulho em Guarapari, na Ilha Escalvada, onde consegui chegar a 12 metros de profundidade e conhecer e me encantar com um outro mundo.

Fui recebida pela Cia. do Mergulho, pelos instrutores e pelo seu fundador – Fernando Campagnoli que também é instrutor. Tudo o que envolve o passeio é muito bacana. Desde a saída do Canal de Guarapari, até o processo do mergulho em si e a viagem de volta. A embarcação é própria deles e, no mesmo dia, junto comigo, estava uma família de Belo Horizonte que estava de féria por lá e decidiu experimentar esta aventura. Todos nós estávamos agendados para fazer o chamado BATISMO. Batismo é o termo utilizado para os mergulhadores de primeira viagem, mas também para os mergulhadores que não tem o curso de mergulho. Ou seja, enquanto você não tem o curso, todas as vezes que mergulhar serão chamadas por batismo. Um passeio como este que eu fiz (batismo) custa cerca de R$200.

O mergulho é extremamente seguro, cada novato fica com um instrutor que não desgruda de você desde o momento em que se prepara para o mergulho com o macacão, a descida do barco, a ambientação na superfície, a imersão e a volta, até a subida novamente ao barco.


A Cia. do Mergulho nasceu em 1999 do sonho de seu fundador, Fernando Campagnoli, de trabalhar com todos os níveis do mergulho, desde o mergulho recreativo até a formação de instrutores. Toda a equipe do Fernando foi formada por ele. Conosco estavam os instrutores Marcos Levy e o Marcos Simões conhecido por todos como Buja. Além destes, o Roney – que já foi instrutor e hoje é o fotógrafo que acompanha a equipe. Afinal, é importantíssimo vivenciar e registrar essa experiência! (Um dvd com cerca de 40 fotos sai por R$90)

O medo e ansiedade fazem parte do passeio. No meu caso, confesso, o medo quase, quase mesmo, me impediu de experimentar uma das coisas mais mágicas que fiz em minha vida. O tempo todo, enquanto o Fernando dava as instruções, eu ficava pensando se iria conseguir respirar pela boca. Essa era minha principal preocupação. Nas instruções pudemos entender todo o processo do mergulho, o que acontece com nosso corpo ao sair de uma atmosfera de baixa densidade, para uma mais densa, que é a água. De forma bem didática, recebemos as instruções e, na sequência, curtimos a viagem até o ponto do mergulho: Ilha Escalvada – 10 km da costa de Guarapari.

Nas ilhas de Guarapari se encontra a maior biodiversidade de algas e peixes recifais do país. Isso mesmo! As Ilhas de Guarapari são formadas pelas Três Ilhas, a Ilha Escalvada e as Ilhas Rasas. Todas elas próximas ao continente (3, 10 e 11 km). Guarapari também abriga o maior recife artificial marinho da América Latina: Victory 8B (um navio grego que enfrentou problemas com impostos e multas não pagas e acabou sendo apreendido no ES e em 1997, depois de 18 meses de espera e do término do combustível, água e comida, a tripulação pediu extradição, abandonando o navio. Em 2003 ele foi afundado em um local escolhido entre as Ilhas Rasas e a Ilha Escalvada em frente a Guarapari (à 38 metros de profundidade). Além deste naufrágio, outro destaque é o cargueiro inglês Bellucia (afundado em 1903). Ele já foi considerado pela Revista Mergulho como o melhor naufrágio do Brasil.

Vale a pena conferir essa aventura. A primeira aventura do verão 2012 do É LOGO ALI!

Cia do Mergulho: cursos diferenciados com carga horária determinada pela necessidade do cliente. Única empresa de mergulho recreativo no ES que ministra cursos em todos os níveis, do básico ao instrutor, passando por especialidades e cursos de mergulho técnico. A sede está localizada em Vitória, onde há uma loja especializada com treinamento e equipamentos de ponta, possui embarcação própria com todo o equipamento de navegação, segurança, e primeiros socorros, além de uma equipe altamente especializada.

www.ciadomergulho.com

End: Edifício Atlantis Tower Praia do Suá

Av. Leitão da Silva, 180 – Bento Ferreira

(27) 3315-7998 / 9619-4274 / 9973-4882